Sunday 26 November 2017

Abordagens Instrucionais


Abordagens Instrucionais


"O ensino eficaz não é um conjunto de práticas genéricas, mas é um conjunto de decisões orientadas por contexto sobre o ensino. Mestres eficazes não usam o mesmo conjunto de práticas para cada lição. Em vez disso, o que os professores eficazes é constantemente refletir sobre o seu trabalho , Observar se os alunos estão aprendendo ou não, e, em seguida, ajustar a sua prática em conformidade (Glickman, 1991, p.6).


Modelos de instrução


Os modelos representam o nível mais amplo de práticas de instrução e apresentam uma orientação filosófica para a instrução. Modelos são usados ​​para selecionar e estruturar estratégias de ensino, métodos, habilidades e atividades do aluno para uma ênfase instrucional em particular. Modelos instrucionais estão relacionados a teorias sobre como aprendemos. Alguns exemplos incluem: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo e conectivismo. Várias teorias de aprendizagem cabem nestas categorias gerais, isto é, teoria da aprendizagem de adultos, aprendizagem transformadora, interacção social, teoria da motivação, etc.


Estratégias de instrução


Dentro de cada modelo podem ser utilizadas várias estratégias. As estratégias determinam a abordagem que um professor pode tomar para atingir os objetivos de aprendizagem. As estratégias podem ser classificadas como diretas, indiretas, interativas, experienciais ou independentes.


A estratégia de instrução direta é altamente orientada pelo professor e está entre as mais comumente usadas. Esta estratégia inclui métodos como palestra, questionamento didático, ensino explícito, prática e exercício, e demonstrações. A estratégia de instrução direta é eficaz para fornecer informações ou desenvolver habilidades passo a passo. Esta estratégia também funciona bem para a introdução de outros métodos de ensino, ou envolvendo ativamente os alunos na construção do conhecimento.


Inquérito, indução, resolução de problemas, tomada de decisão e descoberta são termos que às vezes são usados ​​indistintamente para descrever instrução indireta. Em contraste com a estratégia de instrução direta, a instrução indireta é principalmente centrada no aluno, embora as duas estratégias possam se complementar. Exemplos de métodos de instrução indireta incluem discussão reflexiva, formação de conceitos, realização de conceitos, procedimento de cloze, resolução de problemas e pesquisa guiada.


A instrução interativa depende muito da discussão e compartilhamento entre os participantes. A estratégia de instrução interativa permite uma variedade de agrupamentos e métodos interativos. Estes podem incluir discussões de classe total, discussões em grupo pequeno ou projetos, ou pares de estudantes ou tríades que trabalham em tarefas juntos.


A aprendizagem experiencial é indutiva, centrada no aluno e orientada para a atividade. A ênfase na aprendizagem experiencial está no processo de aprendizagem e não no produto. A reflexão personalizada sobre uma experiência ea formulação de planos para aplicar aprendizagens a outros contextos são fatores críticos na aprendizagem experiencial eficaz. A aprendizagem experiencial aumenta consideravelmente a compreensão e a retenção em comparação com os métodos que envolvem apenas a escuta, a leitura ou mesmo a visualização (McNeil Wiles, 1990). Os alunos são geralmente mais motivados quando participam ativamente e ensinar uns aos outros descrevendo o que estão fazendo.


Estudo independente refere-se à gama de métodos instrucionais que são propositadamente fornecidos para promover o desenvolvimento da iniciativa individual do aluno, auto-suficiência e auto-aperfeiçoamento. O estudo independente também pode incluir o aprendizado em parceria com outro indivíduo ou como parte de um pequeno grupo. É importante que o instrutor certifique-se de que os alunos têm as habilidades necessárias para realizar a tarefa. O estudo independente é muito flexível. Ele pode ser usado como a principal estratégia de instrução com a classe inteira, em combinação com outras estratégias, ou pode ser usado com um ou mais indivíduos enquanto outra estratégia é usada com o resto da classe.


Métodos Instrucionais


Os métodos são usados ​​pelos professores para criar ambientes de aprendizagem e para especificar a natureza da atividade em que o professor eo aluno estarão envolvidos durante a aula. Enquanto métodos particulares são freqüentemente associados a certas estratégias, alguns métodos podem ser encontrados dentro de uma variedade de estratégias.

No comments:

Post a Comment